RSS

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?

Andei me perguntando muito sobre isso ultimamente; confesso que tenho dúvidas ainda a esse respeito, mas este artigo não será conclusivo. Jovens cristãs solteiras, aquelas mesmo que querem mesmo serem uma verdadeira serva de Deus, podem usar calcinhas fio dental? E as mulheres casadas, também podem? Pairando essa pergunta na minha cabeça eu resolvi perguntar a várias pessoas da igreja, pessoas que tem um conhecimento minucioso da palavra de Deus. As respostas a essa pergunta foram das mais diversas possíveis. Uns diziam ser pecado terrível de devassidão; outros diziam que era normal, não tinha nada a ver em qualquer uma usar; outros diziam ser pecado sim usar, mas não seria se um casal estivesse entre 4 paredes e a esposa fizesse algo diferente pro marido, mas só no quarto; outros disseram que para as solteiras era pecado mas para as casadas não... E um monte de resposta que só veio mais e mais a confundir minha cabeça.

A resposta mais convincente que eu recebi foi que, uma mulher pode sim usar fio dental. A casada para apimentar o relacionamento, e a solteira? Já a solteira deve ter um motivo bem especial e convincente á consciência (Espírito Santo) pra poder estar usando. Porque usar com perversidade, com provocação aí sim, isso imputando o uso da jovem solteira, é que distingue pecado. Mas isso não é algo em que podemos julgar retamente através de uma mera observação. Isso é entre a própria e Deus.
Tenho essa dúvida porque eu estava lendo na Palavra de Deus em Êxodo e no capítulo 20 e verso 26 o Senhor dar uma instituição sobre degraus. Ele pediu para quando alguém fosse oferecer sacrifícios no altar, que o altar não tivesse degraus, pois ele não queria contemplar a nudez do homem. Mas aí alguém diz: "Nada a ver Neymarques, uma coisa com a outra!".
Bom, a cueca foi algo instituído por Deus desde os tempos da criação. O homem, após obter a ciência, se perverteu por causa da maldade; é tão tal que o homem e a mulher se esconderam com vergonha de Deus. E Deus tendo a ligação do conhecimento do homem a respeito da perversidade, teve que matar um animal para vestir Adão e Eva. Então vemos que quem inventou a roupa foi Deus (Gn 3.21).
As vezes parece um assunto meio que bobo mas ao mesmo tempo sério, porque acontece coisas terríveis na igreja a respeito de nudez. Ainda mais em nossas igrejas, Assembléia de Deus, pois antigamente a mesma possuía uma doutrina própria de moralidade em que determinava as mulheres usarem saias compridas, e extirpar as calças femininas. Tudo bem eu sou a favor das saias para a a igreja, mas sendo elas compridas e a baixo dos joelhos. Mas hoje em dia sou a favor da calça feminina para as irmãs da Assembléia de Deus, pois as saias assembleianas não estão mais decentes como o era a uns 10 anos atrás. Em termos de degraus isso é complicado pois as saias acima dos joelhos, principalmente dirigentes que ficam assentadas no altar, que não tem pudor e abrem as pernas, toda a igreja vê os fundos das irmãs, sendo que a saia não cobre a frente dos joelhos.
Aí eu fico me perguntando, quando estou lendo o Velho testamento, onde vemos que Deus é muito detalhista em coisas simples: "Como é que o Espírito Santo, onde está dentro de um templo, onde acontece um culto, e o Espírito Santo é grande, e trás toda a Glória de Deus que enche toda a terra (Is 6.3), quanto mais a igreja, onde é aclamado a presença de Deus? Aí o mesmo Espírito de Deus que pedia para homens de vestes compridas de antigamente, pedir cautela a respeito de nudez; ainda mais hoje em dia, como é que Deus fica quando ver irmãs cheias do poder de Deus em cima do púlpito com as saias acima dos joelhos e mostrando os fundos para a igreja? Como o Espírito Santo que é tão detalhista, se move em meio a essas coisas? Não, o Deus do Velho Testamento continua sendo o mesmo. Ele não muda e jamais mudará, ele é o mesmo ontem, hoje e sempre será (Hb13.8). Isso porque muitos podem alegar: "Qual é? Vivemos na graça!". 
 
Outro verso que pode falar a respeito de peça íntima na Bíblia é o mais usado por igrejas tradicionais como a nossa Assembléia de Deus, que é o verso onde Deus fala: "Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus." (Dt 22.5). Há quem possa dizer que sejam trajes mesmo, roupas externas, mas há quem diga que não possa ser referido a trajes externos e sim de roupas íntimas, pelo fato de serem iguais as roupas tanto de homens como de mulheres, o famoso "manto". Mas havia sim diferença entre roupas de homens e roupas de mulheres, e a Bíblia percorre sobre essas diferenças. Tão tal que apetrechos, véu e vestes eventuais distinguiam homens de mulheres. Hoje em dia, em países do oriente, podemos ver ainda hoje as mesmas indumentárias de antigamente e a diferença entre as vestes de homens e de mulheres é enorme.
Mas pelo jeito que a coisa está hoje, dentro das igrejas, assembleianas por sinal, é mais decente o uso de calças. Ou voltam as veredas antigas dos usos das saias decentes ou libera o uso de calça, isso pelo zelo da decência. Tudo devemos usar com decência e ordem, e que qualquer coisa seja para a Glória de Deus.
O meu conselho sempre foi esse: De nos colocarmos no lugar de Jesus e nos perguntarmos a nós mesmo "Se Jesus vivesse nos dias de hoje, ele faria tal coisa? ele usaria tal coisa? " E assim o Espírito Santo que vive dentro dos que querem mesmo realmente serem servos de Deus, mostrará a boa e a agradável vontade de Deus para a vida de cada um de nós.
Que vivamos na decência do Santo Espírito de Deus.
 
 

Ismael Rocha...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário